30/06/2014

Cientistas Descobrem um dos Planetas Mais Semelhantes à Nossa Terra

O potencial da astronomia é aumentar o número de exoplanetas (similares ao nosso) descobertos fora do Sistema Solar. A missão torna-se mais desafiadora: se tais mundos oferecem uma chance de suportar a vida, como a conhecemos na Terra.
Segundo os astrônomos, o exoplaneta, situado a 16 anos-luz daqui, seria potencialmente habitável

Depois da descoberta do Kepler-186f e do Gliese-667Cf, entre outros similares, os cientistas estão animados com a confirmação de mais um exoplaneta que é muito semelhante ao nosso. Uma equipe internacional de astrônomos descobriu esse exoplaneta na zona habitável da estrela Gliese 832, contendo as distâncias que poderiam permitir que a água líquida existisse em sua superfície.

O planeta em questão é o chamado Gliese 832c, que fica situado a 16 anos-luz da Terra, mas é bem maior do que o nosso mundo. Ele é como uma “Super-Terra”, tendo pelo menos cinco vezes a massa de nosso planeta e orbitando em torno de sua estrela-mãe a cada 36 dias.

No entanto, a sua estrela-mãe é uma anã vermelha que é muito mais escura e mais fria do que o nosso amado Sol. Mas o Gliese 832c recebe em média o mesmo tanto de energia estelar que a Terra, apesar de orbitar muito mais próximo de sua estrela.

Pesquisas

Entre todos os exoplanetas já descobertos e comparados à nossa Terra, de fato, o Gliese 832c é um dos mais semelhantes, de acordo com uma métrica de pesquisa utilizada pelos astrônomos - segundo afirmou ao Space.com Abel Mendez Torres, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico em Arecibo.

Índice de Similaridade Terra (ESI) do Gliese 832c (ESI = 0,81) é comparável ao Gliese-667Cc (ESI = 0,84) e Kepler-62e (ESI = 0,83)”, escreveu Mendez em um comunicado à imprensa no dia 25 de junho. Vale ressaltar que uma perfeita “Terra gêmea” teria um ESI de 1.

Isso faz com que o Gliese-832c seja um dos três principais planetas mais parecidos com a Terra de acordo com o ESI e o mais próximo à Terra de todos os três - um objeto privilegiado para observações de acompanhamento”, acrescentou Abel Mendez.

Uma equipe liderada por Robert Wittenmyer, da Universidade de New South Wales, na Austrália, descobriu o Gliese-832c por perceber as pequenas oscilações de gravidade do planeta induzidas pelo movimento de sua estrela-mãe.

Eles avistaram essas oscilações em dados coletados por três instrumentos separados: o espectrógrafo no telescópio Anglo-Australiano da University College London Echelle, na Austrália, espectrógrafo no telescópio Magellan II, no Chile, e no High Accuracy Radial Velocity Planeta Searcher (HARPS), em La Silla, também no Chile.

Mas esse não é o primeiro planeta encontrado na órbita dessa anã-vermelha. O outro, o Gliese- 832b, foi descoberto em 2009, sendo um gigante gasoso que orbita muito mais longe, levando cerca de nove anos para completar uma órbita.

Quente

No entanto, ainda não está totalmente claro no momento de quantas formas o Gliese-832c Gliese se assemelha a Terra. Mas os astrônomos acreditam que existam similaridades, porém também acham que ele seja mais quente, sofrendo de um efeito-estufa.

Segundo eles, a massa do Gliese-832c sugere que esse exoplaneta provavelmente tenha uma atmosfera muito mais densa do que a da Terra, o que poderia tornar o seu clima quente e volátil. Se este for o caso, ele pode ser até mais parecido com um “super-Vênus”.

Se o planeta tem uma atmosfera semelhante à da Terra, pode ser possível sobreviver, apesar de que as mudanças sazonais seriam extremas”, disse o Professor Chris Tinney, da Universidade de South Wales. De qualquer e toda forma, o Gliese-832c ainda é um dos planetas mais semelhantes à Terra já encontrados.

Acesse também, os links abaixo sobre esta descoberta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...