25/06/2014

Vestígios de Inflação do Universo Primordial Aguardam Confirmação

A colaboração do BICEP2 relata a detecção de polarização de modo-B da radiação cósmica de fundo - um sinal de que talvez tenham origem de ondas gravitacionais criadas pela inflação durante os primeiros momentos na evolução do universo.

A revista Physical Review Letters publicou um trabalho polêmico de astrofísicos norte-americanos e europeus. Apesar de a descoberta como tal já ter sido anunciada em meados de março, a publicação provocou uma nova onda de discussões no mundo científico.

Segundo afirmam os autores do artigo, eles conseguiram observar vestígios de ondas gravitacionais primárias no Universo primordial, o que significa que a última, mal surgiu, alastrou rapidamente e com força durante a chamada inflação.

No dia 20 de junho a prestigiada revista Physical Review Letters (PRL) publicou o artigo, onde se afirma que, pela primeira vez, foi possível observar de forma experimental a polarização de modo B da radiação cósmica de fundo (CMB, em inglês), que está associada às ondas gravitacionais primárias. Esse enunciado complexo significa que os físicos conseguiram finalmente descobrir provas que o Universo primordial atravessou um período de inflação, uma expansão brusca e muito forte.


A teoria da inflação é uma das teorias-chave da ciência moderna, visto que ela explica muito bem as propriedades do mundo atual. Contudo, apesar de toda sua beleza e simplicidade, ela continua sendo uma mera hipótese, porque ainda não foi provada de modo experimental.

Sem entrar em pormenores da física, era suposto a inflação deixar “vestígios”, que pudéssemos hoje observar na radiação de fundo em micro-ondas, a chamada polarização de modo B dos fótons de fundo.

A procura desses “vestígios” começou há relativamente pouco tempo, quando os aparelhos de observação se tornaram sensíveis o suficiente. Desta vez um deles, o telescópio polarímetro BICEP2, localizado no Polo Sul e gerido por um grupo de organizações científicas dos EUA, Canadá e Reino Unido, parece ter obtido um resultado positivo.

Isso foi anunciado pela primeira vez em meados de março, mas esse anúncio ainda não era “oficial”. Até o resultado ser publicado numa revista de referência, ele só pode ser citado com grandes reservas, por todo o respeito que mereçam os investigadores.

A publicação do artigo no número de junho da PRL foi o “segundo nascimento” dessa notícia, apesar de nem a comunidade científica, nem seus autores, se apressarem a colocar um ponto final na discussão. Os editores da PRL acharam necessário introduzir o artigo através de uma pequena nota editorial na própria revista e na publicação eletrônica Physics que termina com as palavras:

As descobertas mais importantes não se obtêm já prontas, compiladas para os manuais, e é necessário continuar trabalhando a sério para confirmar a origem do sinal polarizado que foi medido pelo BICEP2.

Para que é necessário ter tanto cuidado? A polarização de modo B é muito difícil de observar. As medições são feitas no limite da sensibilidade dos instrumentos e o próprio sinal é facilmente confundido com a polarização que não está associada às ondas gravitacionais de fundo, mas às poeiras atuais.

Além disso, é preciso perceber que a polarização de modo B não é imediatamente visível na imagem. Para “extrair” a informação da polarização é necessário o tratamento de dados e, durante esse processo, é necessário considerar muitas alterações: neste caso, por exemplo, qual será a contribuição das já referidas poeiras.

Contudo, a comunidade científica está mais interessada do que cética. O anúncio do BICEP2 não é o fim do caminho, mas apenas seu início. Os experimentadores preparam novos métodos complexos para verificar esse resultado sensacional. Os teóricos pensam no significado que esses dados terão para a cosmologia.

Mesmo que o BICEP2 se tenha enganado, isso não será o fim da hipótese da inflação, apesar de retirar aos participantes do experimento seus louros de descobridores. Mas se eles realmente conseguiram “caçar” a polarização de modo B, isso significa que nós obtivemos uma oportunidade de saber o que terá acontecido na fase mais primordial do Universo. E isso, sem dúvida, merece ser publicado na revista.

Acesse o artigo no site de origem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...