03/06/2014

Cientistas Reproduzem Micro “Supernova” em Laboratório

Eles usaram um raio laser bilhões de vezes mais poderoso que um ponteiro laser têm sido usados para recriar: as explosões de supernovas dimensionado em laboratório, como uma forma de investigar um dos eventos mais energéticos do universo.

Explosão estelar foi recriada por físicos da Universidade de Oxford com o uso de lasers poderosos

Fonte da imagem: Wikipédia
O termo supernova se refere à explosão - e morte - de estrelas supermassivas, geralmente com massas 10 vezes superiores à do nosso Sol.

Esses eventos cósmicos acontecem quando as estrelas consomem todo seu “combustível” ou quando o seus núcleos entram em colapso, e estão entre as maiores explosões que ocorrem na natureza de que se tem notícia, produzindo ondas de choque que podem viajar por vários anos-luz através do Universo.

Contudo, nem todas as explosões ocorrem da mesma maneira, e em alguns casos elas podem mostrar formatos estranhos e irregulares. Mas em vez de observar esses eventos cósmicos no espaço, uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford resolveu recriar uma micro supernova em laboratório para estudar o que exatamente provoca essas variações.

Assim, os pesquisadores empregaram lasers 60.000 bilhões - sim, esse foi o número informado pelos cientistas - de vezes mais poderosos do que o feixe de luz emitido por aquelas canetas laser que muita gente usa para incomodar os outros.

Micro supernova

Para reproduzir a supernova, os cientistas focaram três feixes de laser sobre um filamento de carbono tão fino quanto um fio de cabelo posicionado no interior de uma câmara de gás de baixa densidade. A quantidade de calor produzida foi tão grande - na ordem de alguns milhões de graus Celsius - que o filamento acabou explodindo, e essa explosão se expandiu através do gás de baixa densidade.

Durante as simulações, para observar a formação das nuvens de gás que envolvem as estrelas durante as explosões, os cientistas utilizaram um dispositivo de plástico para criar perturbações conforme a explosão foi se propagando. Conforme explicaram, o experimento confirmou que nem sempre as supernovas se expandem de maneira uniforme em material interestelar como gás ou poeira.

E por incrível que pareça, o evento cósmico foi recriado sobre uma mesa localizada no interior de uma sala de dimensões totalmente normais. Segundo os cientistas, as leis da física são as mesmas onde quer que seja, e no caso do experimento, o processo simplesmente foi reproduzido em escala muito - muito - menor.

Interação magnética


No entanto, ainda existe um mistério relacionado com as supernovas. Os cientistas ainda não conseguem explicar completamente como essas explosões interagem com os campos magnéticos nem como são influenciadas por eles. Além disso, outra questão ainda sem resposta é como os campos magnéticos surgiram, já que eles provavelmente não existiam quando o Universo começou a se formar.

Assim, além de as simulações ajudarem os pesquisadores a compreender como as supernovas se expandem no espaço, os resultados podem ajudá-los a “escrever” a história sobre como ocorreu a formação e desenvolvimento de campos magnéticos no Universo.

Para saber mais, acesse os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...