13/06/2014

Especialistas Afirmam: Pico do Ciclo Solar 24 Chegou!

Este artigo divulgado no site apolo11, mostra como anda as atividades na nossa estrela; devido as mudanças que ocorrem nela. O que revela os sinais com o passar do tempo; a tendência é aumentar: até atingir altos níveis nos próximos anos.

Leia:



Há alguns anos, uma calma estranha pairou sobre o Sol. O número de manchas caiu para níveis tão baixos que os físicos solares pensaram que o pico solar jamais retornaria. No entanto, as coisas mudaram, o campo magnético do Sol se inverteu e o máximo solar finalmente chegou.

Em 2007, a atividade do Sol foi praticamente nula, caracterizada pelo final de mais um ciclo, o 23, que havia atingido seu máximo entre os anos 2000 e 2003. No final de dezembro 2007 já estávamos na fase do mínimo solar.

Na tarde sexta-feira, 04 de janeiro de 2008, após uma vigília de quase trinta dias, uma pequena mancha surgiu próxima aos 30 graus de latitude norte da fotosfera solar, dando início ao novo ciclo solar 24.

Naquela ocasião, os cientistas acreditavam que o novo ciclo, que dura em média 11 anos, seria muito intenso e marcado por grande quantidade de tempestades solares, com forte impacto nas telecomunicações, tráfego aéreo, linhas de transmissão de energia e sistemas de localização.

No entanto, entre 2008 e 2009, as erupções solares praticamente cessaram e o mínimo solar já era considerado o mais longo e profundo em um século. O Sol estava há tanto tempo sem atividades intensas, que até os especialistas se perguntavam quando o máximo solar voltaria.

E ele voltou

Agora, passados mais de seis anos desde o início do ciclo 24, o físico solar Dean Pesnell, ligado ao Goddard Space Flight Center, da Nasa, responde taxativamente: “Podem parar de perguntar. O Máximo Solar chegou”.

Pesnell aponta para uma série de fatores que sinalizam essa condição, entre eles a inversão atual do campo magnético solar, o desenvolvimento de longos buracos coronais e principalmente o aumento significativo na contagem de manchas solares.

Pesnell é um dos principais estudiosos da dinâmica solar e segundo ele, prever a atividade da estrela não é tão fácil como parece.

Embora a média de um ciclo seja de aproximadamente 11 anos, na prática esse valor é bem mais elástico e pode levar de 9 a 14 anos para ser concluído. Alguns máximos são fortes, outros são fracos e às vezes pode desaparecer completamente como aconteceu por quase 70 anos durante o século 17”, disse Pesnell.

Outro cientista que concorda com as observações de Pasnell é seu colega Doug Bieseker, do Centro de Previsão do Tempo de Clima Espacial, SWPC, da NOAA. Para Bieseker, que apresentou recentemente um workshop sobre o assunto, o número de manchas neste ciclo 24 está atingindo o momento máximo exatamente agora.

Um mini-máximo

Além de concordarem sobre o momento atual do Sol, ambos os cientistas afirmam que o atual ciclo 24 não é dos mais fortes.

Muitos pesquisadores estão chamando esse momento de “mini-máximo”, disse o pesquisador Ron Turner, cientista que presta serviços de consultoria para a NASA.

Turner estudou o número de manchas solares dos últimos 23 ciclos desde 1755 e plotou os resultados junto ao atual ciclo 24, concluindo que historicamente há poucos máximos solares mais fracos do que o atual.

Enfraquecendo, mas ameaçador

Pesnell acredita que ciclo solar 24, tal como está irá provavelmente começar a desvanecer até 2015, mas Ironicamente isto é quando alguns dos maiores erupções e tempestades magnéticas poderão ocorrer.

Biesecker analisou registros históricos da atividade solar e verificou que a maioria dos grandes eventos, tais como erupções fortes e tempestades geomagnéticas significativas ocorrem tipicamente na fase de declínio dos ciclos solares, mesmo os mais fracos.

Evento Carrington Recente

Na verdade, o atual “Mini-Máximo” por que passamos já desencadeou uma das tempestades solares mais violentas de toda a história.

O evento ocorreu em 23 de julho de 2012, quando uma ejeção de massa coronal, CME, ejetou bilhões de toneladas de partículas a mais de 3000 km/s, quatro vezes mais rápida do que as explosões solares típicas. Essa ejeção de partículas não atingiu a Terra, mas bateu diretamente na sonda STEREO-A, da Nasa, que registrou o evento.

Segundo os pesquisadores, essa erupção foi tão significativa como o Evento Carrington, ocorrido em 1859, que incendiou estações de telégrafos e produziu auroras boreais até o sul do Havaí. Se isso acontece atualmente, as consequências de um impacto desse tipo seriam catastróficas.

Isso significa que apesar de o ciclo atual estar em seu momento máximo e este não ser muito forte, ainda não estamos livres de tempestades solares violentas que podem ocorrer a qualquer momento. E esse evento comprova isso.

Artes: No topo, gráfico mostra o número de manchas solares ao longo do tempo, com destaque para o pico atingido em 2014. Acima, Número de manchas solares do ciclo 24, em vermelho, comparado aos prévios 23 ciclos desde 1755. Créditos: Tony Philips, SWPC, apolo11.com.

APOLO11.com - Todos os direitos reservados

Fonte: http://www.apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...