09/06/2014

Implacável, Cometa Siding Spring Ruma Contra o Planeta Vermelho

A prova maior será a do “tempo de espera” para sabermos o que poderá acontecer; caso haja um desvio na trajetória do objeto gerando um impacto. Este será um evento de grandes espectativas quando chegar o momento propício para Marte.

Leia:



Diferente do cometa ISON, que foi completamente pulverizado pelo calor escaldante do Sol, C/2013 A1 Siding Spring não terá qualquer obstáculo pela frente e seu encontro com o planeta Vermelho é apenas uma questão de tempo. E esse momento está chegando.

Quando foi descoberto, em 3 de janeiro de 2013, C/2013 A1 Siding Spring se encontrava a 7.2 AU do Sol ou cerca de 1.1 bilhão de quilômetros de distância da estrela. Após ter sua órbita calculada, verificou-se que o cometa passaria a uma distância muito pequena do planeta Marte, até mesmo com chances de impacto, o que provocou grande euforia entre os astrônomos amadores e profissionais.

Agora, passados 17 meses desde a sua descoberta, sabe-se que o choque contra a superfície marciana não deverá acontecer, mas a distância que o cometa chegará do planeta é realmente muito pequena.

Neste momento, o cometa se encontra a 500 milhões de quilômetros de Marte e a cada dia essa distância é menor. O cálculos mostram que em 19 de outubro o Siding Spring chegará a apenas 134 mil quilômetros da superfície marciana, uma distância tão pequena que poderá envolver todo o planeta Vermelho em sua esteira de fragmentos.

Consequências

Embora a atração gravitacional de Marte não seja suficiente para romper o núcleo do cometa durante a máxima aproximação, pouco se sabe sobre o que de fato poderá acontecer.

Apesar de estar praticamente descartada, é muito difícil avaliar as consequências de uma colisão direta entre o cometa C/2013 A1 e o Planeta Vermelho. Estima-se que o C/2013 A1 tenha entre 10 e 50 km de diâmetro e se move em relação a Marte a uma velocidade de 200 mil km/h. Assim, a energia cinética estimada pode ser comparada a 20 bilhões de megatons de TNT.

Um choque dessa magnitude seria capaz de produzir uma cratera de 520 km de largura por 2 km de profundidade, além de produzir alterações significativas na atmosfera marciana. A pluma de partículas levantadas também poderia encobrir o Sol por um longo período de tempo, diminuindo a temperatura do planeta.

Mesmo que a colisão não aconteça, uma passagem tão próxima também poderá provocar alterações na química marciana, já que o planeta poderá ser envolvido pela enorme coma, estimada em mais de 100 mil quilômetros de diâmetro. Isso injetaria milhões de toneladas de material orgânico na atmosfera de Marte, com consequências futuras imprevisíveis.

Além do efeito direto sobre o Planeta, a aproximação do cometa também preocupa os engenheiros espaciais. Para evitar a perda de sondas na orbita de Marte as agências espaciais europeia e americana já têm um “plano-B e poderão remanejar a posição de suas naves caso os estudos apontem para possibilidade de danos aos equipamentos provocados pela chuva de fragmentos.

Assista:


Artes: No topo, simulação da aproximação entre o cometa C/2013 A1 e o planeta Marte, feita com o software Celestia. Na sequencia, simulação compara o tamanho da Lua Cheia com a distância aparente entre Marte e C/2013 A1 Siding Spring, em 19 de outubro de 2014. Acima, vídeo da simulação feita pelo aplicativo do JPL mostra o possível impacto entre os dois objetos. Créditos: JPL/NASA, Apolo11.com.

Fonte do vídeo: Apolochannel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...