21/06/2014

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, Espaçonave Vai Pousar em Sua Superfície…

O artigo divulgado no site Thoth3126, sobre o processo que se dará para estacionar uma nave é desafiador; onde estará os cientistas esperando que tudo ocorra bem; e os resultados coletados serão bastantes úteis aos controladores na Terra.

Sonda espacial enviada para missão de pousar em cometa ‘acorda’ de sua hibernação, hora de trabalhar:

O lançamento da Sonda Espacial Rosetta, há 10 anos, foi o pontapé de uma jornada épica, o início da primeira tentativa de um encontro com um cometa em movimento se deslocando pelo interior do Sistema Solar.

A previsão do grande encontro da sonda espacial com o cometa é para agosto deste ano de 2014, e, quando isso ocorrer, terá início a fase mais difícil da missão.

Sonda espacial Rosetta acorda pronta para realizar pouso inédito em cometa

Atualizado em 20 de janeiro, 2014 - 10:51 (Brasília) 12:51 GMT


Após quase três anos de hibernação para economizar energia, sonda europeia despertou para tentar pouso em cometa, onde deverá recolher dados que podem ajudar a decifrar a origem do universo. Viagem já dura dez anos.

O Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa gigante, presumivelmente formada por gelo e pedra que se move rapidamente pelo espaço, é o alvo de uma das missões mais arriscadas já feitas até aqui no espaço.

Vídeo: Sonda espacial ‘acorda’ para missão de pousar em cometa


O satélite, que passou os últimos dois anos e meio viajando pelo espaço em estado de profunda hibernação para economizar energia, está previsto para ‘acordar’ nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2014 e enviar um sinal para a Terra.

Rosetta está em estado de hibernação profunda há dois anos e meio para economizar e guardar energia.

A reativação da Rosetta acontecerá a cerca de 800 milhões de quilômetros de distância da Terra, próximo a órbita do planeta Júpiter. A previsão do grande encontro com o cometa é para agosto deste ano de 2014, e, quando isso ocorrer, terá início a fase mais difícil da missão.

Durante mais de 31 meses, a sonda espacial da Agência Espacial
Europeia (ESA) Rosetta ficou num estado de chamada hibernação.
Todos seus sistemas de bordo foram desligados para economizar
energia. Esse descanso de 957 dias foi necessário porque pois
a órbita da sonda estava numa rota na qual ela não recebia mais
luz solar suficiente para recarregar suas baterias. Mas agora
Rosetta alcançou novamente a região solar e também se aproximou
suficientemente da Terra para enviar sinais. Assim, seu
despertador interno tocou pontualmente às 8 horas da manhã, no
horário de Brasília, desta segunda-feira (20/01). ESA

A Sonda espacial Rosetta deverá lançar um módulo de aterrissagem, o Philae, sobre o cometa em novembro. O plano é de que o satélite siga o cometa conforme este se aproximar do Sol, rumo ao seu periélio, monitorando as mudanças que ocorrem no corpo celeste através das informações enviadas pelo Philae desde a superfície do cometa.

Se der certo, a missão permitirá que cientistas tenham um olhar sem precedentes sobre um dos objetos mais antigos do sistema solar. Acredita-se que o corpo celeste seja um remanescente original da época do surgimento do sistema solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos, e possa dar pistas sobre a aparição da água e da vida na Terra.

A sonda Rosetta deve depositar sob o cometa 67P/Churymov-
Gerasimenko a sonda mini-laboratório Philae (acima). Foi
desenvolvida sob a responsabilidade do Centro Aeroespacial Alemão
(DLR). Dois arpões devem aproximá-la do cometa e, em seguida, a
sonda pousará no solo do cometa com três pernas que possuem
parafusos de uso em gelo para perfurar o cometa. Os cientistas
ainda não sabem se os arpões e os parafusos irão encontrar o apoio
necessário para conseguirem se estabilizar em cima do cometa,
descoberto em 1969.

A sonda espacial Rosetta é uma missão única - tecnológica, cientifica, e filosoficamente falando, porque os cometas podem estar na origem de quem nós somos”, disse o diretor geral da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), Jean-Jacques Dordain.

Com um diâmetro entre 3 e 5 quilômetros, o Cometa 67P/Churymov-Gerasimenko não possui quase nada de força gravitacional. Acredita-se que o cometa seja bem duro, mas não há certeza.

Se a aterrissagem for bem sucedida, a sonda deverá ajudar a desvendar o segredo da origem do universo. O 67P/Churymov-Gerasimenko vem do Cinturão de Kuiper, uma região do sistema solar que se estende a partir da órbita do planeta Netuno para além, até os limites do sistema solar. Nesse local, flutuam principalmente blocos de gelo. Alguns deles se desvencilham da área, indo em direção ao sol, como esse cometa, cuja órbita atual foi deslocada para próximo de Júpiter.

Amostras enigmáticas

Os cientistas nunca conseguiram descobrir a composição exata desses cometas. A Philae deve, primeiramente, recolher amostras do solo do 67P/Churymov-Gerasimenko, analisando-as quimicamente. Os pesquisadores estão interessados em ligações orgânicas, como aminoácidos ou a composição atômica dos cometas. Dessa maneira, eles esperam encontrar pistas sobre a origem da vida. Os cometas são considerados os freezers do universo. Pelo material primitivo colhido no corpo celeste, os cientistas pretendem descobrir um pouco mais sobre o surgimento do sistema solar, que aconteceu há 4,6 bilhões de anos.

Essa função está nas mãos de um robô com dez instrumentos de análise. Entre eles, um espectrômetro de raios X que analisa substâncias químicas, além de aparelhos de medição de ondas sonoras, luminosas e eletromagnéticas, que podem examinar também o núcleo do cometa. Mesmo se a aterrissagem não der certo, a viagem de dez anos da Rosetta não foi em vão. Durante o tempo que passou no espaço, a sonda enviou dados e fotos das diferentes etapas do trajeto percorrido.

Dados do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

O cometa foi descoberto no ano de 1969, quando diversos astrônomos de Kiev foram visitar a Alma-Ata Astrophysical Institute para efetuar pesquisa sobre cometas. Em 20 de Setembro Klim Churyumov estava examinando fotos do cometa 2P/Comas Solá feitos por Svetlana Gerasimenko, quando encontrou um objeto do tipo cometa em um canto de uma fotografia.

Ele imaginou que o fraco objeto detectado fosse o cometa procurado, mas ao retornar a Kiev ele constatou após cuidadosos estudos que um novo cometa teria sido encontrado a menos de dois graus do cometa Comas Sola.

Este cometa apresenta alguns fatos pouco comuns. Antes de 1840 o periélio deste cometa era de 4,0 UA (quatro vezes a distancia entre a Terra e o Sol que é de 600 milhões de km), então não seria possível observar o cometa da Terra.

Neste ano este cometa acabou se movendo mais para o interior do Sistema Solar, após um encontro com o planeta Júpiter, fazendo seu periélio cair para 3,0 UA (450 milhões de km), Durante um século, o periélio foi gradualmente diminuindo até atingir a 2,77 UA. Então em 1959, novamente este cometa reencontrou-se com Júpiter diminuindo seu periélio em apenas 1,29 UA. Atualmente ele completa a sua revolução em torno do Sol a cada 6,57 anos.

O cometa foi observado da Terra em seis aproximações do Sol, que foram em: 1969 (descoberta), 1976, 1982, 1989, 1996 e em 2002. Ele é um objeto incomum bastante ativo por um curto período e apresenta frequentemente, cauda no seu periélio. Durante a sua aparição em 2002/2003, sua cauda tinha o comprimento acima de 10º arcos minuto de comprimento, com um núcleo brilhante que excedia o brilho da cauda. Mesmo após 7 meses de seu periélio, o cometa continuava a apresentar uma cauda bem desenvolvida, mas pouco depois ela rapidamente desapareceu.

Fonte: http://thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...